Segurança na Internet é Possível!

by Tânia Souza Costa

As redes de computadores se desenvolveram a partir da necessidade de compartilhamento de informações e dispositivos. Contudo, para que ocorra essa comunicação é necessário que uma sequência de etapas e requisitos sejam cumpridos. A possibilidade da conexão de dois ou mais computadores, além de dependerem de um conjunto de equipamentos que possibilitem as comunicações, necessita, também, de um software que possibilite essa ligação. Este software, idealizado e construído segundo critérios preestabelecidos é chamado de “protocolo” e contém todas as regras e / ou convenções que administrarão essas comunicações.

Dentre as regras e critérios estabelecidos para um protocolo estão os níveis de segurança que cada tipo de protocolo deverá atender. Um sistema 100% seguro ainda está muito longe de existir, porém, o nível de segurança que devemos procurar para as nossas redes deve se aproximar deste nível. A grande dificuldade encontrada está no fato de que, na mesma proporção, ou até mesmo com maior intensidade com que buscamos assegurar as nossas comunicações e os nossos dados, existem indivíduos que buscam burlar e quebrar esta segurança. Resta-nos somente trabalhar busca das soluções possíveis e nos antecipar na tentativa de salvaguardar nossas informações.

É sabido que muitos mecanismos de segurança necessitam de uma infraestrutura de apoio e o gerenciamento dessa infraestrutura pode ser tão ou mais complexo que a implementação do próprio mecanismo. Assim, deve-se dar preferência às tecnologias de segurança que possam compartilhar uma infraestrutura de segurança comum. Por exemplo, os algoritmos de criptografia selecionados para padronização na Internet deve ser amplamente conhecidos e devendo ser dada preferência aos que tiverem sido exaustivamente testados.

Mesmo com a constante divulgação dos problemas e perigos referentes à segurança dos sistemas, principalmente relativos às conexões com a Internet, não são todas as redes que estão preparadas adequadamente para enfrentar os problemas oriundos de tentativas de invasão. É possível proteger uma rede seguindo algumas recomendações básicas contra as ameaças que circulam pela Internet. Eis algumas dicas úteis:

Leave a Comment